Razão ...

RAZÃO ...


O conhecimento que recebemos, na maioria das vezes, não tem muita relação com a nossa história, no máximo tem relação com a nossa formação profissional.

Aprendemos a acumular conhecimentos, aplicar fórmulas, analisar teorias, repetir regras ...
Todos esses eventos têm relação direta com a nossa história pessoal, nossos sonhos, expectativas, projetos, relações sociais, frustrações, prazeres, inseguranças, dores emocionais e até crises existenciais.
Adquirir essas experiências e vivê-las a tal ponto de segurar as lágrimas para que não derramem, estar preso a pensamentos nunca revelados, ter temores não expressos, palavras não ditas, inseguranças comunicadas e reações psicológicas não decifradas, são àquelas em que aprendemos na escola da existência. É nessa escola que deixamos raízes, saudades e memórias infindáveis.
É vivendo com cada experiência, que aprendemos a lidar com ela.
Por todos esses motivos, a razão desse espaço é dividir aprendizagem, oportunizar leituras, e claro, me exercitar na escrita e na comunicação.

Seja muito bem vindo!


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Um beijo para o ano de 2010!

Lembro-me de ficar lamuriando o ano que se passou e desejar que o novo chegue logo para ser melhor. Esse ano foi o meu melhor. Tomei decisões e arquei com as consequências [assim como deve ser] e elas têm sido ótimas.

Esse, foi o ano da minha formatura, dos meus 30 anos, da minha mudança de casa, de cidade, de estado e de estado civil, do meu casamento e da minha nova vida a dois. Muita coisa boa sendo assimilada [na marra], às vezes me deixa apreensiva, às vezes em puro êxtase. Não somente eu, tenho sentido o baque da mudança; Cid também, mas acredito que as mulheres sabem lidar melhor com essas questões.

Quando chego em casa e vejo meu armário sendo ocupado por dois, pratos na mesa para dois, duas toalhas penduradas, arquivos no computador separados pelo nome do casal, tudo isso têm me deixado em uma grande zona de conforto e estou amando estar nessa situação. Tenho deixado Cid tomar as rédeas das coisas [ele adora] e não me sinto tão sobrecarregada ao ter que assumir uma decisão, sem ter tido alguém para ponderar.

Não ... não é só o fato de estar casada. É o simples episódio de ter sido com ELE. Não poderia ter havido escolha melhor. TENHO CERTEZA DISSO.

Além dessas questões românticas, há também o fato de estarmos a poucos dias de um novo ano e esse tema em especial me acomete a sentimentos de nostalgia. Sempre, sempre, nessa época reflito sobre o passado e projeto o futuro. Tudo será novo, de novo, mas o que foi merece momentos de instropecção, porque fomos, passamos, fizemos, merecemos, estudamos, lemos, acordamos, dormimos, passeamos, choramos, rimos ... e por fim chegamos aqui!

Por tudo isso, gostaria de desejar BOAS FESTAS e um 2011 FLORIDO a todos vocês!


Nínive deixa uma mensagem de SENTIMENTOS para seu desfrute.

Vale dos Sentimentos

Era uma vez chamado Vale dos Sentimentos. Lá moravam todos os sentimentos do mundo, cada qual com seu nome: alegria, riqueza, sabedoria, determinação. Apesar de serem tão diferentes, se davam muito bem. Até os sentimentos como orgulho, tristeza e vaidade não tinham problemas entre si. Mas era lá no fundo do vale, na última das casinhas que morava o mais bonito de todos os sentimentos. O AMOR. Ele era tão bom que quando os outros sentimentos chegavam perto dele ficavam mudados porque eles sabiam que dentre eles, o amor era o melhor. Porém no mesmo vale, num lugar mais afastado havia um castelo. E lá também morava um sentimento, só que não tinha nadinha de bom... Era a raiva. E a raiva, de tão ruim que era, não gostava dos moradores do vale. Por isso, quando acordava de mau humor fazia de tudo para estragar a beleza do lugar. Certo dia, teve uma boa idéia. Foi até o calabouço e preparou a poção mais esquisita e estraga-prazeres de que se teve notícias. A fumaça da poção tomou conta do lugar, do vale e se transformou numa tempestade como nunca se tinha visto antes. Quando o vale se encheu de raios, chuvas e ventos, todos correram para se proteger. O egoísmo foi o primeiro a se esconder, deixando todos para traz. A alegria deu risada de alívio por ter se salvado rapidinho. A riqueza recolheu tudo que era seu, antes de se abrigar. A tristeza, a sabedoria, a vaidade, todos conseguiram chegar as suas casas a tempo. Todos, menos o amor.

Ele estava tão preocupado em ajudar aos outros que acabou ficando pra trás. Então uma coisa aconteceu. Um raio bem forte caiu sobre o vale atingindo o amor. A raiva deu sua tarefa por cumprida e foi dormir. Quando a tempestade passou, os sentimentos puderam abrir as janelas aliviados. Mas ao saírem eles sentiram uma coisa diferente no ar, o que nunca tinham sentido antes. Foi então que eles viram...
- O que aconteceu com o amor?
- Ele não se mexe ...
- Tá tão parado que parece que ... morreu.

Nisso a tristeza começou a chorar. O orgulho não aceitava. Disse que era mentira. A riqueza disse que era um desperdício. E a alegria pela primeira vez, não sorriu.

Foi ai que uma coisa estranha começou a acontecer. Os sentimentos começaram a ter desavenças, porque sem o amor para uni-los, as diferenças apareceram. A situação já estava bem ruim quando eles repararam que estavam sendo observados. Alguém que eles nunca tinham visto ali antes. Então, o estranho se ajoelhou na frente do amor, tocou-o calmamente e ele abriu os olhos.
- Ele não morreu. O amor não morreu. Gritaram todos. Foi ai que puderam ver o rosto do estranho que se chamava Tempo. E todos comemoraram porque o amor estava vivo e sempre vai estar, porque não há nada que acabe com o amor tendo o Tempo ao seu lado para ajudá-lo.

E sabe o que aconteceu com o Amor e o Tempo? Eles se uniram e tiveram três filhos: experiência, perdão e compreensão, que moram até hoje no vale dos sentimentos, lá no fundindo do coração.

"Quando procuramos o bem nas outras pessoas, descobrimos o que há de melhor em nós mesmos".


Autor desconhecido [mas foi a mamãe quem me mandou por e-mail].


7 comentários:

  1. Ei linda saudades também de vc e de vir aqui, me desculpe a ausencia , mas nos ultimos 4 meses tivemos umas mudanças aqui no meu serviço e menina uma loucura, e muito trabalho, acabava entrando rapidamente no blog para posta e não deixar ele parado e não fazia minhas visitinhas, gracas a Deus agora ta mais tranquilo, agora falar em mudança vc realmente passou por muitas mudancas este ano né ...E que benção que estar feliz com tudo que te aconteceu...Quero desejar um feliz natal e uma ano novo repleto de bençãos e realizações...muitas felicidades mais e mais...Bjs e obrigada pelo carinho ...

    ResponderExcluir
  2. Você já se mudou, que bom!!! O Zé veio passar o fim de ano no sul. Eu vou conhecer a "famosa" Marabá no começo do ano!!!
    Feliz Natal e um 2011 maravilhoso!
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Querida, desejo à você e sua família um abençoado natal e ano novo! E que o ano de 2011 venha recheado de realizações! Obrigada por fazer parte da minha vida este ano! Te encontro na blogosfera em 2011! Saúde, sabedoria e sucesso!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Menina, vc teve um ano com um misto de tudo qto foi emoção né??? Desejo um Natal de paz acima de tudo e muita força prá vcs nesse novo caminho!! Grande beijo cheio de glamour!!!

    ResponderExcluir
  5. Re: [Memorial em Flor] Um beijo para o ano de 2010!‏

    De: Sérgio Hillesheim
    Enviada: quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 9:18:05
    Para: Nínive Lage

    Nínive:


    Bom dia. Paz e bem.


    Adoro ler as suas mensagens. São poemas discritivos que aguçam a leitura e o compartilhar. Muito interessante. Torne isso um livro! Pense na sugestão!

    Tenham, você e o Cid, um excelente e abençoado natal e ano de 2011. Que todas as dádivas infinitas de Deus os amparem e os guardem em paz, harmonia, saúde e prosperidade.

    Felicidades.

    Sérgio.

    ResponderExcluir
  6. OI Ninive querida!que ano em!!!!de grandes mudanças e realizações,tenho muito orgulho de você,e sinto uma enorme felicidade por saber que você esta feliz e realizada,desejo que este ano de 2011 seja muito,muito especial para você e o Cid,e toda familia,obrigada por tudo,pelo carinho sempre,você é muito especial,se precisar conversar é so me ligar ta,manda um beijo especial ´para mamis,beijos e viva 2011,te adorooooo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ninive,
    Eu tb tive grandes mudanças este ano, e nem todas para melhor, ms acho que de alguma forma foi um ano positivo, principalmente no segundo semestre.
    Adorei conhecer vc e seguir a sua trajetória no ano que passou. Espero que possamos estar juntas por aqui neste 2011.
    Bjkas e uma ótima noite para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Agradeço de coração a você que me lê e que expressa em palavras sua demonstração de afeto e carinho. É um prazer receber a sua visita. Muah!