Razão ...

RAZÃO ...


O conhecimento que recebemos, na maioria das vezes, não tem muita relação com a nossa história, no máximo tem relação com a nossa formação profissional.

Aprendemos a acumular conhecimentos, aplicar fórmulas, analisar teorias, repetir regras ...
Todos esses eventos têm relação direta com a nossa história pessoal, nossos sonhos, expectativas, projetos, relações sociais, frustrações, prazeres, inseguranças, dores emocionais e até crises existenciais.
Adquirir essas experiências e vivê-las a tal ponto de segurar as lágrimas para que não derramem, estar preso a pensamentos nunca revelados, ter temores não expressos, palavras não ditas, inseguranças comunicadas e reações psicológicas não decifradas, são àquelas em que aprendemos na escola da existência. É nessa escola que deixamos raízes, saudades e memórias infindáveis.
É vivendo com cada experiência, que aprendemos a lidar com ela.
Por todos esses motivos, a razão desse espaço é dividir aprendizagem, oportunizar leituras, e claro, me exercitar na escrita e na comunicação.

Seja muito bem vindo!


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Respeite os idosos! Eles podem ser seu orientador ou meu pai.

Para se ter um diploma de curso superior é preciso querer muito. Não é à toa que quando as cortinas se abrem no dia da colação de grau e você vê seus pais e amigos te olhando o choro é muito bem vindo. Tudo de muito porque até esse dia chegar são milhares de aulas assistidas, outras perdidas, provas fechadas, outras zeradas, trabalhos em grupo que você faz só e põe o nome do restante, trabalho individual que só sai se feito no coletivo, brigas com professores, com os colegas, em casa por causa da faculdade, na faculdade por causa do namorado, colas feitas na perna, nas coxas, na blusa de frio, na garrafa de água e um tal de TCC que pelo amoOr. Um caso à parte. Seu orientador é um professor que você escolhe a passar os próximos 6 meses namorando. É, porque se o caso que você tiver com ele não for de amor o trabalho não sai. Nesse relacionamento há troca de telefone, zilhões de e-mails, desentendimentos, gratidão, sorriso, choro e eu fiquei de mal do meu várias vezes. Lia seus e-mails, fazia as correções solicitadas e mandava de volta sem dizer olá ou tchau, no máximo um "aguardo sua aprovação". Eu morria de raiva quando ele me atravessava uma resposta, mas falava um "graças a Deus" sem som quando no meu e-mail tinha um dele. De implicância e com amor, ele lia tu-do, corrigia e me mandava refazer. Eu só não lhe dei um soco porque sou educada, porque corri atrás dele um semestre inteiro implorando pela sua orientação, porque lhe prometi dedicação e também porque ele está enquadrado no artigo segundo do Estatuto do Idoso. (Luiz Cesar, te dedico!)

Falando em idoso, pude recentemente compartilhar do último diploma do meu Papaizinho. Ao entregar o meu, alegre colocou o seu junto e me contou com riquezas de detalhes como conseguiu tal feito. Esse, foi ainda mais difícil que todos os seus outros e obviamente muitíssimo mais que o meu. Não lhe custou mais que dez notas de um real, mas 60 anos de vida! Por esse diploma, ele anda desfilando pela cidade com orgulho e autoridade. Ninguém pode mais falar que ele dá carteirada como o indefectível Recruta Zero. Não tem a opção de reduzir o documento a fim de caber no seu bolso ou carteira, e isso é problema? Ele saca auspiciosamente seu cartão-diploma a quem o contesta e fala: - "por favor, não mexe comigo não. Agora eu sou avô da Melissa da Lavínia e também sou Idoso".



É, para se ter um diploma, precisei esperar uns 3 anos depois de formada ficar pronto e mais 2 convencendo a faculdade que está pronto e depois de alguns documentos registrados em cartório e uma amiga sensacional, o bendito que me custou o enredo dessa história chegou todo amassado - um agradecimento especial aos Correios.

É, para ser filha desse idoso eu precisei foi de muita sorte!

Nínive diz: - você sabe o que é respeito?

3 comentários:

  1. Nínive, belíssimo texto.
    O segredo da conquista é acreditar, é ir atrás, é não ter medo de se arriscar, a vida é boa quando se é vivida intensamente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Relembrando aquela época: não gostei.
    Se fosse naquela época: favor refazer!
    Luiz Cesar

    ResponderExcluir
  3. Lindo!!!!!!!!! mas que palhaçada é essa de chegar amassado?????? Processo neles kkkkkkkkkkkkkkk lembrei de uma pessoa que conhecemos e que em tudo termina em processo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ~ ^

    ResponderExcluir

Agradeço de coração a você que me lê e que expressa em palavras sua demonstração de afeto e carinho. É um prazer receber a sua visita. Muah!