Razão ...

RAZÃO ...


O conhecimento que recebemos, na maioria das vezes, não tem muita relação com a nossa história, no máximo tem relação com a nossa formação profissional.

Aprendemos a acumular conhecimentos, aplicar fórmulas, analisar teorias, repetir regras ...
Todos esses eventos têm relação direta com a nossa história pessoal, nossos sonhos, expectativas, projetos, relações sociais, frustrações, prazeres, inseguranças, dores emocionais e até crises existenciais.
Adquirir essas experiências e vivê-las a tal ponto de segurar as lágrimas para que não derramem, estar preso a pensamentos nunca revelados, ter temores não expressos, palavras não ditas, inseguranças comunicadas e reações psicológicas não decifradas, são àquelas em que aprendemos na escola da existência. É nessa escola que deixamos raízes, saudades e memórias infindáveis.
É vivendo com cada experiência, que aprendemos a lidar com ela.
Por todos esses motivos, a razão desse espaço é dividir aprendizagem, oportunizar leituras, e claro, me exercitar na escrita e na comunicação.

Seja muito bem vindo!


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Resiliente - O Ser


Olá!


Há uns anos atrás, mamãe me entregou um artigo que falava sobre resiliência. Muito provavelmente eu devia estar passando por problemas e não estava achando um rumo para que eles tivessem um fim. Ou para que a dor, não me machucasse e não me fizesse perder o foco.

Essa semana, vi na atualização do meu orkut , uma comunidade falando sobre esse tema e achei apropriado tratar um pouco dele.


"Resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica. Segundo dicionário Aurélio, é a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal de formação elástica”.

“ È A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA
DE UM PROBLEMA
EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA”
GRAPEIA/2004

Desse modo, posso dizer que vivemos em uma era em que a resiliência deve ser lembrada e praticada: em casa, no trabalho, no convívio social, com o parceiro e em todas as situações em que houver gente.
Em um site de administração que aborda o tema motivação e liderança, cita que resiliência "é a competência do momento". Originário do latim, o termo resiliência, do verbo resilire, significa "voltar para trás" ou "voltar ao estado natural". Pois bem, quem nunca disse algo que não deveria ter dito? Quem nunca agiu de tal maneira que acabou por se arrepender depois? Essas atitudes pós são as que a resiliência quer evitar. Por isso o termo pró, tem sido usado e lido frequentemente.

Resiliência pode não ser tão fácil entender, já que muitos podem confundir com passividade. Definitivamente não é isso!

Resiliência, segundo Eduardo Carmello, diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos e autor do livro "Resiliência - A transformação como ferramenta para construir empresas de valor", da Editora Gente é:
  • Promover as mudanças necessárias para atingir seus objetivos e os da empresa;
  • Manter as competências e habilidades, mesmo diante das adversidades;
  • Antecipar crises, prever adversidades e se preparar para elas;
  • Ter firmeza de propósito e manter a integridade.
Carmello diz mais: "O profissional resiliente tem três principais características: ele é antenado no mercado e detecta os sinais de oportunidades frente a mudanças ou adversidades, sem ficar só olhando para o lado ruim da situação; ele consegue entregar o que promete; e ele é capaz de promover mudanças estratégicas e entender seu valor", afirma Carmello.

Bem... ver o lado mais leve das coisas, procurar enxergá-las mais amplamente e mostrar-se disposto a inovar, são também características resilientes de quem se preocupa não somente em demonstrar essa postura no ambiente de trabalho, mas de quem se esforça a ser uma pessoa melhor em casa, para a família e os amigos.
Vamos ser mais felizes?

Beiju.



Fonte: A Resiliência. Disponível em: Acesso em 23 de fev. 2010.
Fonte: Saiba tudo sobre resiliência e veja por que as empresas preferem os resilientes. Disponível em: Acesso em 23 de fev. 2010.

2 comentários:

  1. Bem, conheci vc na faculdade. Eu, professora. Vc, aluna. Mas eu aprendi muito com vc.
    Principalmente a sua forma de agira, a sua calma.
    Amei o post... certamente características que se adequam a você.
    Beijos meus, smac!

    ResponderExcluir
  2. Ei flor...
    Veio aqui em casa?
    Beijos, smac!

    ResponderExcluir

Agradeço de coração a você que me lê e que expressa em palavras sua demonstração de afeto e carinho. É um prazer receber a sua visita. Muah!